Arqueólogos acreditam ter achado esqueleto da "Mona Lisa"

Arqueólogos encontraram um esqueleto em um convento em Florença, na Itália, que acreditam que possa ser de Lisa Gherardini, a modelo que Leonardo da Vinci teria usado para pintar a Mona Lisa. 

Fonte: Revista Veja




A italiana era mulher de um rico comerciante de seda chamado de Francesco del Giocondo e teria sido enterrada no convento de Santa Úrsula (Sant'Orsola). As informações são do site do jornal britânico Daily Mail. Segundo a reportagem, boa parte dos historiadores acredita que Lisa foi a modelo para a Mona Lisa.

Após o falecimento do marido, ela viveu como freira no convento até sua morte, em 15 de julho de 1542, aos 63 anos. Ano passado, um time de arqueólogos começou a cavar no prédio abandonado e achou uma cripta que acreditam ser de Lisa e, em seguida, acharam um crânio que era de uma mulher. Por falta de fundos, o grupo teve que interromper o trabalho, mas conseguiu dinheiro e voltou à escavação no mês passado.

Nesta semana, eles acharam um esqueleto que passará por testes para saber se esses ossos combinam com o crânio. Se os resultados baterem, os cientistas vão comparar o DNA da ossada com os restos mortais de dois filhos de Lisa. Após esses estudos, eles pretendem refazer o rosto original da italiana e compará-lo com a Gioconda de Da Vinci - e talvez resolver o enigmático sorriso da pintura de 500 anos.

"Não sabemos ainda se os ossos pertencem a apenas um esqueleto ou mais. Mas isso confirma nossa hipótese de que o convento de Santa Úrsula ainda tem ossos humanos e não podemos excluir que entre eles estejam os de Lisa Gherardini", diz o arqueólogo Silvano Vinceti, chefe da escavação.

 Fonte: Portal Terra
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook