Civilização Olmeca alcançou uma expansão muito maior do que até aqui se pensava

O estado mexicano de Tabasco integra atualmente a grande cidade olmeca de “La Venta” que foi um importante núcleo urbano desta antiga civilização que floresceu na América do Sul por volta de 1000-400 aC e onde os arqueólogos têm encontrado importantes oferendas traduzidas em pequenos ídolos feitos em pedra rara.

A oferenda 4 de "La Venta" foi encontrada em 1955
Análises realizadas recentemente à “Oferenda 4” de “La Venta” permitiu descobrir evidências claras de que a antiga Civilização Olmeca alcançou uma expansão territorial e comercial muito maior do que até aqui se pensava, uma vez que, refere um artigo do Instituto Nacional de Arqueologia e História do México (INAH), manteve contactos a longa distância com locais como Guatemala, “Guerrero” e “Oaxaca”.

A Oferenda 4 de “La Venta” já foi encontrada em 1955 por Eduardo Contreras (INAH) , mas permaneceu fora do país cerca de meio século, tendo integrado o espólio do Museu de História Natural “Smithsonian Institution”. Voltou para o México em 2011 e desde então tem estado exposta no Museu Nacional de Antropologia (MNA).

A oferenda integra 22 pequenas figuras talhadas em ”pedra verde” representando indivíduos com os crânios alongados e olhos oblíquos, gerando uma deformação formal difícil de entender dentro do contexto escultórico desenvolvido pela Civilização Olmeca.

As peças poderão representar seres que habitam o espaço da morte ou do inframundo. Diana Magaloni referiu que estas figuras têm um rosto humano, mas são seres que estão em transformação.

Quando foi encontrada, a oferta estava cuidadosamente enterrada sob camadas de argilas que tinham diferentes colorações . A primeira camada era de uma cor acastanhada escura, a que se seguia outras camadas com as cores laranja, rosa, amarela e branca. Esta variedade de cores tem vindo a ser interpretada como uma representação dos diferentes níveis do cosmos.

Recentemente as peças foram submetidas a análises no Instituto de Física da Universidade Nacional Autónoma do México, tendo-se identificado a procedência e o tipo de pedra em que foram talhadas as figuras.

Este trabalho permitiu identificar o jade proveniente da Guatemala e a serpentina proveniente Guerrero e Oaxaca, o que, segundo os investigadores, prova pela primeira vez que a os habitantes de “La Venta” efetuaram contactos a longa distância, podendo estas pequenas peças representar objetos de prestígio.

As análises efetuadas às peças encontram-se agora reunidas no livro “La Ofrenda 4 de La Venta, un tesoro reunido en el Museo Nacional de Antropología. Estudios y catálogo razonado”, coordenado por Diana Magaloni y Laura Filloy.

Nesta publicação também se incluem textos de especialistas como Rebecca B. González, Valérie Courtès, Jane MacLaren Walsh, Martha Carmona, Patricia Ochoa, Olaf Jaime-Riverón, Josefina Bautista, José Luis Ruvalcaba e Ricardo Sánchez.

Fonte: INAH (Instituto nacional de Arqueologia e História)
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook