Encontrados os mais antigos vestígios da tecelagem em Çatalhöyük, Konya, Turquia

Os trabalhos de escavação arqueológica realizados em de Çatalhöyük na província central da Anatólia, Konya, República Turca, revelaram um pedaço de tecido de linho com cerca de 9.000 anos de idade.

Estes primeiros indícios de tecelagem de que há conhecimento em todo o mundo foi encontrado no subsolo de uma casa que sofreu um incêndio. Os resultados fazem parte de um relatório científico de uma intervenção arqueológica que envolveu mais de 120 pessoas de 22 países.

Os dados referem que este pedaço de tecido estava enrolado à volta do esqueleto de um bebé.

O responsável científico pela escavação, Professor Ian Hodder, docente da Universidade de Stanford, disse que o achado foi descoberto graças às condições de proteção que foram colocadas à volta do túmulo da criança.

"O fogo aqueceu a terra e as plataformas do edifício e criou um efeito de secagem em estufa. Foi por esse motivo que as peças e este pedaço de pano foram preservadas durante tanto tempo no subsolo. Exames em laboratório mostram que este fragmento é tecido com linho de cânhamo. Este é o primeiro no mundo e um dos exemplos mais bem preservados", referiu Ian Hodder.

Ao aludir à relação do pedaço de tecido com o comércio, Hodder proferiu que "esta peça de linho, que é tecido numa malha muito fina, veio provavelmente do Mediterrâneo oriental, da Anatólia central. Já se sabia que a obsidiana e conchas do mar haviam sido trocados no comércio de longa distância no Oriente Médio durante período Neolítico, mas este tecido pode ter revelado um outro tipo do comércio ".

 Ian Hodder anunciou ainda que a sua equipa tinha descoberto uma nova pintura de parede, sublinhando que "na campanha de escavação de 2013, também damos início à escavação de edifícios do período neolítico situados a leste da sepultura. Estes edifícios têm realmente características diferentes dos edifícios mais antigos. Eles têm paredes espessas e grandes tijolos nas paredes e não foram incendiados quando abandonados pelos seus habitantes. A pintura registada no muro oriental de um desses edifícios também é única , sem paralelos conhecidos . Geralmente as pinturas em Çatalhöyük são em cores vermelhas e pretas sobre fundo branco. Mas, neste exemplo, existem formas geométricas brancas sobre fundo escuro. Acreditamos que esta pintura se estende ao longo das paredes norte de três edifícios. Foi uma experiência emocionante para nós a descoberta deste muro”, disse o professo Hodder.

Todos os dados que constam neste relatório científico das escavações realizadas em Catalhoyuk estão publicados num site com o domínio www.catalhoyuk.com.

Fonte: Hurriyetdaily news
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook