Dieta alimentar dos Neandertais não era muito diferente da dos homens de hoje

Porque foram os neandertais substituidos por humanos anatomicamente modernos há cerca de 40.000 anos atrás? Uma hipótese bastante difundida de resposta a esta questão, afirma que uma maior variedade da dieta dos humanos modernos lhes deu uma vantagem competitiva sobre os neandertais e algumas análises geoquímicas de ossos fósseis pareciam confirmar esta diferença na dieta.

FOTO: Universidade de Tübingen
Na verdade, os valores mais elevados de isótopos de nitrogénio foram encontrados nos ossos dos humanos modernos, em comparação com os que foram encontrados nos ossos dos neandertais, sugerindo, segundo a interpretação de alguns investigadores, que os seres humanos modernos incluíam na sua dieta peixe, enquanto os Neandertais consumiam exclusivamente a carne resultante da caça de mamutes e bisontes.

No entanto, sabe-se hoje, esses estudos só tiveram em conta a variação dos isótopos de nitrogênio nos recursos alimentares, esquecendo-se que os fatores ambientais, como a aridez do solo, por exemplo, pode aumentar a quantidade de isótopos de nitrogênio nas plantas, levando a maiores valores isotópicos de nitrogênio na cadeia alimentar, nomeadamente nos herbívoros e nos seus predadores, mesmo sem uma mudança de estratégia sobrevivência.

não existiu necessariamente uma alteração na dieta entre os neandertais e os humanos modernos Um estudo recentemente publicado no “Journal of Human Evolution” por investigadores da Universidade de Tübingen (Alemanha) e do Museu Nacional de Pré-história de “Les Roches-de-Tayac” (França) revelou que o conteúdo isotópico do nitrogênio nos ossos dos animais, nomeadamente de herbívoros como a rena, veados, cavalos ou bisontes, e de carnívoros como o lobo, mudou drasticamente no momento da primeira ocorrência de humanos modernos no sudoeste da França.

As mudanças são muito semelhantes às observadas em fósseis humanos durante o mesmo período, mostrando que não existiu necessariamente uma alteração na dieta entre os neandertais e os humanos modernos, mas sim uma mudança no ambiente, considerada neste estudo como o fator a responsável por uma “assinatura” isotópica diferente.

Estes novos resultados vêm demonstrar que os neandertais tinham mais aptidões e capacidade de explorar recursos alimentares mais diversificados do que se pensava anteriormente. Nesta linha de investigação o artigo considera que o contexto e as condições exatas relacionadas com a extinção dos neandertais permanecem pouco claros e são, provavelmente, mais complexos do que simplesmente uma superioridade comportamental de um tipo de ser humano em comparação com o outro.

Referência: Hervé Bocherens, Dorothée G. Drucker, Stéphane Madelaine: Evidence for a 15N positive excursion in terrestrial foodwebs at the Middle to Upper Palaeolithic transition in south-western France: Implications for early modern human palaeodiet and Palaeoenvironment. Journal of Human Evolution, http://dx.doi.org/10.1016/j.jhevol.2013.12.015 

 Fonte: Universidade de Tübingen


Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook