New York Times fala sobre os sítios arqueológicos da escravatura no Rio de Janeiro

O jornal americano The New York Times publicou em sua edição deste domingo (9) uma matéria sobre os sítios arqueológicos que estão sendo descobertos com as obras do Porto Maravilha. O texto descreve o ritmo das obras e o descaso da prefeitura com as descobertas.

FOTO: NEW YORK TIMES (Lianne Milton) - Mercado de escravos Valongo, no Rio de Janeiro

Os navios negreiros atracados no século XIX desembarcavam no cais de pedra a carga humana para as "casas de engorda " na Rua do Valongo, no Centro do Rio de Janeiro. Cronistas estrangeiros descreveram a depravação no mercado de escravos, incluindo as chamadas boutiques que vendiam crianças africanas, magras e doentes.

Os escravos recém-chegados que morreram antes mesmo de iniciada a labuta nas minas do Brasil foram levados para uma vala comum nas proximidades. Os cadáveres eram deixados para se decompor no meio de pilhas de lixo. Como as plantações imperiais floresciam , escavadores no Cemitério dos Pretos Novos esmagavam os ossos dos mortos , abrindo caminho para milhares de novos cadáveres.

Agora, com as obras que estão sendo feitas nessas áreas do Rio de Janeiro visando a Copa do Mundo deste ano e os Jogos Olímpicos de 2016, são impressionantes as descobertas arqueológicos ao redor dos locais de trabalho dos escravos e estão oferecendo uma nova visão sobre a distinção brutal da cidade como um centro nervoso para o tráfico de escravos no Atlântico.

Mas, com desenvolvimento avançando nos arredores do porto - com projetos futuristas, como o Museu do Amanhã, projetado na forma de um peixe pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, que vai custar cerca de US $ 100 milhões. As obras, em ritmo frenético, estão desencadeando um debate sobre se o Rio está negligenciando seu passado na corrida para construir o seu futuro.

" Estamos descobrindo sítios arqueológicos de importância mundial e, provavelmente, muito mais extenso do que o que foi escavado até agora, mas em vez de priorizar essas descobertas nossos líderes estão prosseguindo com a sua reconstrução grotesca do Rio ", disse Sonia Rabello , uma jurista eminente e ex- vereadora.

A cidade instalou placas nas ruínas do porto dos escravos e um mapa de um circuito da herança africana, que os visitantes podem ver onde era o mercado de escravos e como era seu funcionamento. Ainda assim, os estudiosos, ativistas e moradores do porto argumentam que tais movimentos são muito tímidos em comparação com os projetos de desenvolvimento de bilhões de dólares.


Além do Museu do Amanhã, que tem sido bastante criticado como um empreendimento caro. Há também uma série de outros projetos, como um complexo de arranha-céus em homenagem a Donald Trump e um condomínio fechado de moradias para os juízes olímpicos.

Os estudiosos dizem que a escala do comércio de escravos aqui foi impressionante. O Brasil recebeu cerca de 4,9 milhões de escravos através do comércio atlântico, enquanto o continente norte americano importou cerca de 389.000 escravos durante o mesmo período, de acordo com o centro de estudos da escravidão trans-atlântica, um banco de dados que faz parte de um projeto da Universidade de Emory .

O Rio pode ter importado mais escravos do que qualquer outra cidade das Américas, superando lugares como Charleston, SC , Kingston, Jamaica , e Salvador, no nordeste do Brasil. Ao todo , a cidade recebeu mais de 1,8 milhão de escravos africanos, ou 21,5% de todos os escravos que desembarcaram nas Américas , segundo Mariana P. Candido, um historiadora da Universidade de Kansas.

Ativistas dizem que o as descobertas arqueológicas tem potencial para a criação de um museu e as escavações deveriam ser muito mais extensas, a exemplo do que foi feito em outros lugares, como o Museu Internacional da Escravidão, na cidade portuária britânica de Liverpool, onde foram construídos navios negreiros, ou o Museu “Old Slave Mart”, em Charleston e Castelo de Elmina, um local de comércio de escravos, na costa de Gana.

Fonte: Jornal do Brasil 
Artigo do New York Times
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook