Registros arqueológicos ao alcance de todos

Em uma vila colonial mineira no pequeno distrito denominado Cocais, a 80 km de Belo Horizonte, há registros de nossos ancestrais que datam de seis mil anos antes de Cristo. 


Foto: Karina Motta
A história está inscrita nas rochas por meio de desenhos feitos para contar os dias, representar animais, entre outros. Emocionante! A arqueologia agradece a preservação.

E a natureza em volta? Você não imagina a grandiosidade e a beleza que o espera! Esta é mais uma joia da Estrada Real.

A descoberta do Sítio Arqueológico Pedra Pintada foi do paleontólogo dinamarquês Peter Lund, o mesmo que encontrou o crânio de Luzia – a mulher mais antiga do continente - na região de Lagoa Santa

O sítio arqueológico está em uma propriedade particular que pertence a um senhor simpático e atencioso com os turistas, José Roberto.

Completam o cenário casas coloniais e as igrejas barrocas Santana do Bonfim e Matriz do Rosário. Há também um castelinho, um lugar aconchegante e bonito, que merece ser apreciado.

Para conhecer um pouco mais dos moradores de Cocais, basta visitar o museu Fernando Toco, com objetos de um colecionador. O museu funciona em um imóvel que pertenceu ao Barão de Cocais.

Texto de Karina Motta em  Blog do Turismo
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook