Aniversário da Cripta Arqueológica de Alcácer do Sal Uma viagem por várias gerações no subsolo do Castelo de Alcácer

A Cripta Arqueológica de Alcácer do Sal, considerado um dos espaços museológicos mais bem conservados do país, comemora o seu VI aniversário. Data que em simultâneo celebra o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.


“A cripta está equiparada ao que de melhor existe na Europa e no Mundo” - refere Marisol Ferreira, uma das arqueólogas responsáveis pela Cripta Arqueológica.

A Cripta Arqueológica, inaugurada a 18 de abril de 2008, encontra-se no subsolo do castelo e do antigo Convento de Aracaeli, que hoje acolhe a pousada D. Afonso II e já teve, ao longo destes seis anos, mais de 30 mil visitantes.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, o número de visitantes fala por si e mostra a “importância e a grandeza desta que é uma das maiores Criptas da União Europeia”.

A Cripta apresenta vestígios da Idade do Ferro que remontam ao século VI a.C., bem como estruturas do período romano e da ocupação islâmica. Contém também muros medievais da época cristã pós-reconquista alicerçados parcialmente em paredes romanas que, por seu turno, se sobrepõem a estruturas mais antigas.

Segundo Marisol Ferreira, uma das arqueólogas responsáveis pela Cripta Arqueológica, o espaço é “uma surpresa agradável para todos os visitantes, devido ao seu espólio riquíssimo”. Acrescenta ainda que a surpresa e satisfação demonstrada pelos visitantes no final da visita ao espaço arqueológico é unânime.

Marisol Ferreira sublinha que “a cripta está equiparada ao que de melhor existe na Europa e no Mundo”.

Para comemora o VI aniversário da Cripta, estão agendadas várias atividades marcadas para os dias 17 e 18 de abril (quinta e sexta-feira, respetivamente). Durante o período da manhã de quinta-feira, as crianças da comunidade escolar local vão participar numa série de ateliês lúdico-pedagógicos e num peddy-paper a ter lugar na Cripta.

Ainda neste dia, no mesmo local, pelas 21h realiza-se a tertúlia “O Castelo de Alcácer: memórias vividas, histórias partilhadas”, um debate que procura centrar-se no passado recente do castelo. “Contamos com a presença de antigos moradores que viveram nas redondezas do castelo na década de 50 e 60 e que vêm partilhar como era seu o dia-a-dia, a celebração das festividades e as brincadeiras dos mais novos”, explica Marisol Ferreira.

Na sexta-feira, a Cripta recebe a animação musical de Maria Mirra Covers, a partir das 21h30.

Em ambos os dias, a Cripta terá entrada gratuita com visitas guiadas e prolonga o seu horário de funcionamento até à meia-noite.

Via Rostos »»
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook