Arqueólogos angolanos e portugueses deslocam-se à província do Zaire

Equipa de peritos irá a partir desta segunda-feira prosseguir com as escavações no âmbito da preparação do processo de candidatura da cidade de Mbanza Congo à lista do Património Mundial da UNESCO.

Uma equipa de arqueólogos angolanos e estrangeiros, entre os quais quatro portugueses, desloca-se esta segunda-feira à província angolana do Zaire, para cumprimento da terceira fase de escavações arqueológicas, no âmbito da preparação do processo de candidatura da cidade de Mbanza Congo à lista do Património Mundial da UNESCO.

Uma nota de imprensa do Ministério da Cultura, citada pela Angop, indica que nesta terceira fase (que ocorre de abril a junho deste ano) será dada continuidade às escavações no Pindy a Tady (Local de Defumação dos Corpos dos Reis) e Tady Dia Bukikua (Palácio Real e Cemitério no Bairro Álvaro Buta).

Ainda nesta terceira fase, aponta o documento, far-se-ão aberturas de novas áreas de escavações, designadamente no Nkulumbimbi (antiga Sé Catedral), Missão Católica e Igreja S. António (Antiga Missão Feminina).

A nota recorda que, em junho e julho de 2010 foi realizada uma missão de avaliação do potencial arqueológico de Mbanza Congo, por especialistas da Unesco, acompanhados do chefe da Unidade África do Centro do Património Mundial, Lazare Eloundu-Assomo.

Em dezembro de 2011 houve a missão de preparação do programa de escavações, enquanto em setembro e outubro de 2013 decorreu a primeira fase de escavações arqueológicas.

A segunda fase foi realizada em janeiro e fevereiro deste ano, e consistiu na continuidade das escavações dos locais acima referenciados.

Fazem parte da equipa técnica, coordenada pela arqueóloga angolana Sónia da Silva Domingos, as também angolanas Maria da Piedade e Ana Nóbrega, assim como sete estrangeiros, entre os quais quatro portugueses.

Fonte: Portugal Digital
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook