Museu de Mação distinguido com prémio internacional

O Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado do Vale do Tejo, em Mação, foi distinguido com uma menção honrosa no âmbito do Prémio Ibero-Americano de Educação e Museus pelo trabalho educativo e pedagógico que tem desenvolvido junto das escolas.



A distinção veio do Brasil e foi entregue à autarquia e responsáveis pelo Museu de Mação durante as Jornadas de Arqueologia que se realizaram nos dias 2 e 3 de Abril, na vila de Mação.

Para o presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela, trata-se de um prémio “que representa aquilo que temos feito em Mação nos últimos anos e é uma nota de orgulho para as gentes deste concelho do interior”.

No âmbito destas jornadas, falou-se de gestão e valorização dos territórios em que a ideia defendida assenta num modelo em que as autarquias devem perceber aquilo que podem valorizar e desenvolver nas suas terras, tornando-as mais competitivas.

A este respeito, o presidente da autarquia de Mação anunciou que, em conjunto com o Instituto Terra e Memória, vai ser elaborado a breve prazo um documento de valorização do território.

No caso de Mação, a História e Arqueologia poderão representar um grande potencial de desenvolvimento já que o Museu de Arte Pré-histórica e do Sagrado tem levado muitos visitantes, quer nacionais, quer internacionais, a essa vila do interior.

A Comissão Europeia aprovou o projecto “GESTART”, coordenado pela Câmara de Mação e pelo Instituto Terra e Memória e com a colaboração do Politécnico de Tomar e das câmaras de Abrantes e Vila Nova da Barquinha, envolvendo cerca de 30 artistas e arqueólogos que até Novembro deste ano desenvolverão diversas actividades nos municípios envolvidos, explicou Luiz Oosterbeek, professor e presidente do Instituto Terra e Memória, a O MIRANTE.
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook