X Jornadas Ibero-americanas de Arqueologia debatem em Mação desenvolvimento sustentado

Dezenas de seminários, colóquios e manifestações artísticas estão esta semana a envolver em Mação cerca de uma centena de estudiosos da arte pré-histórica, políticos, autarcas, advogados, gestores e artistas de países ibero-americanos e africanos.


Museu de Arte Pré-Histórica - Mação
A decorrer no auditório Municipal Elvino Pereira, em Mação, os trabalhos das X Jornadas Ibero-americanas de Arqueologia partem do projeto Gestart, coordenado pelo Instituto Terra e Memória (ITM) de Mação, com o apoio da Comissão Europeia (Programa Cultura), reunindo durante uma semana pesquisadores com trabalhos na Península Ibérica, em África e na América Latina, com enfoque na relação entre arqueologia e gestão integrada do território.

Apresentando como objetivo global o “desenvolvimento sustentado do planeta através da construção de projetos economicamente sustentados e culturalmente integrados”, os colóquios destas jornadas assentam em três diferentes dimensões: a do território (arqueologia da paisagem), a tecnologia (arqueologia experimental) e a socialização do conhecimento e acesso aos bens arqueológicos (museologia, direito do património e educação patrimonial).

os colóquios destas jornadas assentam em três diferentes dimensões: a do território (arqueologia da paisagem), a tecnologia (arqueologia experimental) e a socialização do conhecimento e acesso aos bens arqueológicos (museologia, direito do património e educação patrimonial). Em declarações à agência Lusa, o presidente do ITM, o professor Luiz Oosterbeek, disse que durante os próximos dias vão decorrer seminários e manifestações artísticas ao nível da cerâmica, artes plásticas, experimentação e música, numa lógica de “interligação”, e que vão ter como pano de fundo o “gesto”, no âmbito do programa internacional Gestart.

O projeto “Gestart – gestos artísticos revisitam a diversidade e a convergência das artes” é um dos quatro projetos do programa “Cultura” da União Europeia coordenados por Portugal e o único que integra o património e as artes num plano comum.

“O gesto, no seu lado pragmático e na sua importância na estruturação do pensamento e no conhecimento científico, está na génese de um trabalho internacional que hoje converge em Mação”, referiu o responsável, defendendo que “é nas relações de confiança que se estabelecem entre os povos, e nas suas relações culturais, que se criam as condições que possibilitam a estruturação de negócios”.

Oosterbeek afirmou “não ser possível gerir a cultura fora da economia” e referiu que esta relação “não se resume a um vago conceito de turismo”.

“É algo muito mais profundo”, vincou, afirmando não ser por acaso que os cerca de 100 intervenientes e especialistas nas mais diversificadas matérias estão em Mação.

“Todos estes intervenientes ligados a várias disciplinas, do direito à arqueologia, das artes plásticas ao planeamento e ordenamento do território, dos músicos aos advogados, não estão presentes em Mação apenas como um somatório de individualidades, estas pessoas estão aqui porque foram escolhidas a dedo e porque carregam em si essa versatilidade de passagem de umas áreas para as outras”, apontou.

Fonte: Antena Livre
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook