Cientistas encontram ferramentas de mais de um milhão de anos na África do Sul

Os habituais paradigmas para o processo de evolução humana poderão estar próximos de  uma grande mudança face à descoberta realizada recentemente  de artefactos com  mais de um milhão de anos na África do Sul.


Investigadores do Departamento de Antropologia da Universidade de Toronto anunciaram ter encontrado um   um sítio arqueológico da África do Sul com um número grande de artefactos de aproximadamente um milhão de anos, todos feitos de pedra. Trata-se de uma importante descoberta realizada pelos arqueólogos canadianos, em colaboração com a Universidade da Cidade do Cabo, que obrigará a uma profunda revisão dos paradigmas utilizados para estudar o processo  das origens e evolução da humanidade.

Num artigo publicado recentemente na revista de acesso livre  PLOS ONE,  os investigadores afirmam ter desenterrado dezenas de milhares de artefactos de pedra, como machados, cunhas e outros materiais pertencentes aos primeiros habitantes do local. Os objetos correspondem aos períodos Pleistoceno Inferior e Médio, com uma cronologia que recua até cerca  de um milhão de anos atrás.

Michael Chazan, do Departamento de Antropologia da Universidade de Toronto, afirma que o trabalho está apenas na sua fase inicial.  Mas os responsáveis pela investigação acreditam que a conclusão do estudo irá redefinir as teorias sobre o processo da evolução humana.

Referência: Kathu Townlands: A High Density Earlier Stone Age Locality in the Interior of South Africa Walker SJH, Lukich V, Chazan M (2014) Kathu Townlands: A High Density Earlier Stone Age Locality in the Interior of South Africa. PLoS ONE 9(7): e103436. doi: 10.1371/journal.pone.0103436
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook