Livro mostra rico acervo de sociedades pré-coloniais do Médio Xingu

Com o objetivo de mostrar o resultado do trabalho de arqueologia desenvolvido na área do Projeto Volta Grande (PVG), a Belo Sun Mineração e a Inside Consultoria Científica começam a distribuição do livro Estudos Arqueológicos e Educação Patrimonial no Projeto Volta Grande, tendo o apoio institucional do Núcleo de Pesquisa e Ensino em Arqueologia (NPEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Distribuição - “A obra reúne informações que vão desde a ocupação histórica da área da Volta Grande, passa pelos trabalhos de prospecções, resgate, salvamento do sítio, descrições das peças e da composição química de onde esses sítios foram encontrados”, revela Antônio Kalil, coordenador de Meio Ambiente da Belo Sun. Os primeiros mil exemplares devem chegar a acervos de diversas instituições públicas, entre as quais, de ensino superior, ligadas à pesquisa, às unidades escolares, aos museus, além de entidades vinculadas ao setor mineral da região do Xingu e à capital paraense.

O livro de 153 páginas é baseado em pesquisas que priorizam a apresentação, ao IPHAN, de ações necessárias e procedimentos técnicos a serem adotados na execução do ‘Programa de Estudos Arqueológicos e Educação Patrimonial do Projeto Volta Grande, Senador José Porfírio, Pará’. O programa integra o conjunto de estudos destinados ao processo de licenciamento ambiental do empreendimento.

Identificada como Diagnóstico Arqueológico, a etapa inicial da pesquisa foi realizada pela Inside Consultoria Científica, em maio de 2011, e subsidiou o EIA/RIMA do empreendimento. O trabalho compreendeu duas etapas complementares: a contextualização etno-histórica e arqueológica da região e a identificação do patrimônio arqueológico, em campo.

A primeira etapa foi realizada mediante o levantamento de dados secundários na documentação histórica disponível e pesquisa bibliográfica. Já a segunda trata da identificação do patrimônio arqueológico por meio de inspeção visual de superfície (prospecção não intrusiva) na área de influência do PVG. Nessa etapa, foi identificada a ocorrência de nove sítios arqueológicos na área de estudo. O Sítio Acampamento Verena foi um deles.

O projeto de pesquisa propõe a continuidade dos estudos arqueológicos na área do PVG de acordo com cinco etapas fundamentais: Prospecção Arqueológica Intrusiva, Levantamento Oportunístico, Salvamento Arqueológico do Sítio Acampamento Verena (já concluído), Educação Patrimonial junto às comunidades do entorno, Curadoria e análise de material arqueológico em laboratório.

Caso haja necessidade de salvamento em outros sítios, seja identificado em diagnóstico, seja achado durante a prospecção intrusiva, será realizado em etapa posterior, a partir do encaminhamento de um projeto de pesquisa específico.

O projeto segue as determinações da Portaria nº 230, de 17 de dezembro de 2002, do IPHAN, e está sob a coordenação técnico-científica do arqueólogo Wagner Fernando Veiga da Silva, diretor da Inside Consultoria Científica.

Primeiro muiraquitã encontrado no Médio Xingu - Como feito inédito, em outubro de 2012, pela primeira vez no Médio Xingu, foi encontrado um muiraquitã - objeto de significado mítico, muitas vezes, obtido por pessoas de alto status dentro das sociedades pré-históricas. Dizem que a peça funcionava como um talismã, objeto de proteção. Até então, o objeto havia sido achado na região do oeste paraense. Do conjunto de peças descobertas pelo trabalho arqueológico, destacam-se cacos cerâmicos, fragmentos líticos de pedra polida, pedra lascada, lâminas de machado e afiadores ou polidores encontrados.

Texto e fotos: Coordenação de Comunicação do Projeto Volta Grande – Belo Sun Mineração

Fonte: Portal UFPA »»
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook