Câmara Municipal de Alcácer do Sal está a limpar o Monte da Tumba no Torrão

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal, em colaboração com a Junta de Freguesia do Torrão, está a proceder a uma operação de limpeza do espaço arqueológico do Monte da Tumba, situado no Torrão.

FOTOGRAFIA: al-qasr-abu-danis.blogspot.pt/ - Situado na freguesia do Torrão, este vestígio arqueológico da Idade do Cobre foi identificado em 1982, quando se construiu uma vivenda no cimo do Monte da Tumba. As escavações deixaram aparecer os restos do povoado ocupado durante o Neolítico final, Calcolítico e Horizonte Campaniforme (2500 – 2000 a.C.). Povoado raro para este período no Baixo Alentejo, e ainda mais raro por oferecer boas sucessões estratigráficas e estruturas bem conservadas, o Monte da Tumba está situado em zona rural, num outeiro isolado e numa elevação em esporão, e está delimitado de forma natural pela existência de acentuadas encostas abruptas e pela confluência de dois cursos de água. 
O Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, com coordenação da arqueóloga Rita Balona, tem uma equipa no terreno a efetuar a limpeza daquele sítio museológico que pertence à Direção Regional de Cultura do Alentejo, para que o local receba no dia 29 de outubro uma visita de estudo e para que, no futuro, possa ser alvo de mais visitas.

Rita Balona refere que “qualquer zona arqueológica necessita de manutenção, de forma a evitar o crescimento de ervas que possam danificar ou até destruir algumas peças”, acrescentando que “aquele espaço encontrava-se com vegetação alta, sendo imperceptível e, por isso, a autarquia decidiu com os seus meios próprios limpar o espaço com a preciosa colaboração da Junta de Freguesia do Torrão”.

O Monte da Tumba, localizado no Torrão, é um ponto de referência da arqueologia nacional, tendo sido “a primeira zona habitacional do Calcolítico descoberta em território nacional”, explica a arqueóloga Marisol Ferreira, responsável pelo Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Alcácer do Sal.

Edificado entre 2500 e 2000 a.C., o Monte da Tumba é um exemplo do trabalho que se obtém através das parcerias entre entidades. “Temos de estabelecer protocolos deste género para assegurar não só a limpeza do espaço, mas também a preservação do património”, referiu a arqueóloga que, após a conclusão das limpezas e a realização da visita de estudo, começa já a pensar no futuro, referindo que o objetivo é “tornar o Monte da Tumba num sítio museológico para poder receber exposições e visitantes”.

Descoberto no início da década de 80 devido à construção de uma habitação no local, o Monte da Tumba foi alvo de escavações pelos arqueólogos Joaquina Soares e Carlos Silva, do Museu de Arqueologia da Assembleia do Distrito de Setúbal, que encontraram o núcleo habitacional e vários objetos usados no dia-a-dia pelos habitantes do Monte da Tumba. O espólio já foi alvo de várias exposições.

Fonte: Câmara Municipal de Alcácer do Sal »»
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook