Escócia: Descoberto tesouro Viking

Derek McLennan, entusiasta escocês de detetores de metais, descobriu nas regiões de Dumfries e Galloway, Escócia, aquele que é descrito como um dos maiores tesouros 'viking' encontrado nos tempos modernos.

FOTOGRAFIA: Derek McLennan. As escavações revelaram a presença de várias braceletes de prata e lingotes a cerca de 60 centímetros abaixo do solo. Derek McLennan teve a ajuda de um arqueólogo do município, Andrew Nicholson, que encontrou o maior pote da dinastia Carolíngia (780 a 900 d. C.) alguma vez descoberto.
As buscas de Derek McLennan, de 47 anos, não podiam ter dado melhores resultados ao encontrar mais de 100 obras de arte, entre elas uma cruz cristã primitiva que será datada do século IX ou X.

As escavações revelaram a presença de várias braceletes de prata e lingotes a cerca de 60 centímetros abaixo do solo. Derek McLennan teve a ajuda de um arqueólogo do município, Andrew Nicholson, que encontrou o maior pote da dinastia Carolíngia (780 a 900 d. C.) alguma vez descoberto.

Ao descobrir as peças arqueológicas, Derek ligou, emocionado, à sua mulher, Sharon, de tal forma que esta pensou que o marido tivesse tido um acidente de automóvel, relata a The Church of Scotland, proprietária dos terrenos onde foram encontradas os artefactos.

O escocês fez também parte de um grupo que descobriu mais de 300 moedas de prata que remontam à era medieval, em Dezembro do ano passado.


A descoberta foi feita no início de Setembro e encontra-se sob a alçada da Lei Escocesa do Tesouro que prevê a entrega de uma recompensa, a quem fez a descoberta, com o valor equivalente ao de mercado.

David Robertson, secretário dos Curadores Gerais da Escócia, elogia "Derek pelo espírito com que trabalhou com a sua equipa e com as agências envolvidas para que tudo fosse registado e contabilizado".

O governo escocês não revelou ainda o local das descobertas para que a área seja devidamente protegida.

Fonte: Boas Notícias »» 
Nota de Imprensa »»
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook