Villa romana do Rabaçal exposta no Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal

A presente exposição sob título Villa romana do Rabaçal, Penela, Portugal 1984 – 2010: Generosidade da Terra e Solidariedade dos Homens, é Temporária e Itinerante. Teve início a 18 de Maio de 2011, Dia Internacional dos Museus, no Museu do Rabaçal, Penela, Portugal.

É constituída por onze painéis e abarca treze temas: I. Crianças de hoje; II. Queijaria e pastora no acto da produção do queijo; III. Grupos inter-geracionais de participantes; IV. Estação arqueológica; V. Espaço-museu da Villa romana aberto aos públicos em 2001; VI. Um olhar sobre a paisagem: Miradouro de Chanca; VII. Colecções arqueológicas; VIII. Plano de salvaguarda; IX.

Projecto de coberturas de protecção do palácio romano e balneário, da autoria de Álvaro Siza Vieira; X. Projecção de entrevistas em auditório; XI. Por fim, ainda, um olhar sobre o Rabaçal deste nosso tempo…; XII. Ciências e novas Tecnologias aplicadas à Arqueologia; XIII. Fichas didácticas: ver, pensar, fazer.

É uma súmula de intenções para um futuro breve, bem como uma reflexão sobre a actividade museológica desenvolvida, no Rabaçal, durante 25 anos. A presente Exposição, assistida de catálogo e outros apoios, é uma pausa entre o já realizado e o que há por realizar.

Tem esta exposição, como suporte de animação, para além de fichas didácticas, um filme sob título Visita Virtual à Villa romana do Rabaçal.


A versão em português desta Exposição Itinerante já esteve em Coimbra (Escola Avelar Brotero), Lisboa (Museu Nacional de Arqueologia, no Mosteiro dos Jerónimos, e nos Passos Perdidos da Assembleia da República). Encontra-se agora no Museu de Arqueologia e Etnografia de Setúbal, seguindo depois, para Beja, Mértola e, provavelmente, Mérida-Badajoz.

ORG. MAEDS- Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal/ Assembleia Distrital de Setúbal e Museu do Rabaçal

Ficha Técnica da Exposição: Miguel Pessoa (Coordenação); Lino Rodrigo (Museologia); Paulo Emiliano (Design Gráfico); Delfim Ferreira, António Pinto e Francisco Pedro (Fotografia); José Luís Madeira (Levantamentos e Desenhos); Vera Moitinho e Pedro Madeira (Filme - Visita Virtual); Lídia Catarino (Geologia); Fichas Didácticas (Rita Madeira); Mário Duarte (Planeamento); Sónia Vicente e Ana Ravara Mendes (Extensão Educativa); Jean Ann Burrows (Tradução - Inglês); Cristina Nunes (Tradução - Francês); Cornelia Plag (Tradução - Alemão) e Sandra Steinert Santos (Tradução – Italiano); Digipainel (Impressão e Transporte).

Museu da Villa romana do Rabaçal – Município de Penela
Apoio: Associação de amigos da Villa romana do Rabaçal

A exposição estará patente ao público até ao dia 31 de Janeiro de 2015.




Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook