Ligações culturais com a Europa encontradas num antigo povoado da Jordânia

Uma equipa de arqueólogos suecos a trabalhar na Jordânia, liderada pelo professor Peter M. Fischer, da Universidade de Gotemburg, escavaram cerca de 60 metros de comprimento de um edifício bem preservado de 1100 aC, no antigo assentamento Tell Abu al-Kharaz .

Foto: University of Gothemburg
Os resultados preliminares desta intervenção estão a sustentar a teoria de que alguns grupos dos chamados povos do mar, derivados do sul da Europa Oriental, emigraram para Tell Abu al-Kharaz, uma cidade situada na região do Mediterrâneo Oriental, no Vale do Jordão.

"Temos provas de que a cultura da Europa está representada em Tell Abu al-Kharaz. Um grupo dos povos do mar de origem europeia estabeleceu-se nesta cidade ", diz Peter Fischer. "Nós, por exemplo, descobrimos cerâmica de tipologias existentes na Grécia e no Chipre, quer a nível das formas, quer a nível das decorações, e também pesos cilíndricos de tear para a produção têxtil que poderiam ser encontrados na Europa Central e Sudeste na mesma altura."

Tell Abu al-Kharaz está localizada no Vale do Jordão, perto da fronteira com Israel e a Cisjordânia. É provável que corresponda à cidade bíblica de Jabes-Gileade. A expedição sueca tem explorado a cidade que foi fundada 3200 aC e durou cerca de 5 000 anos. A primeira escavação ocorreu em 1989 e a mais recente processou-se durante o Outono de 2013. Ao todo, 16 campanhas de escavações arqueológicas já foram concluídas no local.

Estruturas de pedra notavelmente bem preservadas foram expostas durante as escavações. As descobertas incluem muralhas, edifícios e milhares de objetos completos produzidos localmente ou importados da Europa do Sudeste.

"O que me surpreende mais é que nós termos encontrado tantos objetos de importação. Isso mostra que as pessoas desdfe há milhares de anos que se movimentam de um lado para o outro ", diz Fischer.

Os cientistas fizeram várias descobertas sensacionais nos últimos três anos, especialmente durante a escavação de um edifício de 1100 aC, onde os recipientes de armazenamento ainda foram encontrados com as sementes.

A escavação de cerca de 60 metros de comprimento deste edifício, descoberto em 2010, continuou durante a última campanha. Foi originalmente construído em dois pisos, encontrando-se o piso inferior ainda bem preservado, com paredes que atingem 2,5 metros de altura, depois de mais de 3 000 anos terem passado.

"Uma das nossas principais conclusões após a escavação é que «a cultura jordaniana» é claramente uma cultura de filiação mediterrânica, embora o país não faça fronteira com o Mar Mediterrâneo. Houve sociedades bem organizadas na área muito antes das pirâmides do Egito terem sido construídas ", diz Peter M. Fischer.

Fonte: University of Gothemburg


Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook